Friday, August 21, 2009

Rolling Stone Brasileira - Ago/09 - As Origens do Mito Raul Seixas

Moleque Maravilhoso
Por Cristiano Bastos

Nos 20 anos de sua morte, o lendário Raul Seixas é lembrado em depoimentos inéditos por seus primeiros colaboradores e amigos de infância como uma alma consagrada ao rock’n’roll.

Estamos onde, de fato, tudo começou - há 64 anos atrás (sic). No centro antigo de Salvador, capital da Bahia, a Praça da Piedade oculta vicejantes episódios da ancestralidade e da modernidade nacional. Um dos mais antigos logradouros, no período monárquico, a "Piedade" era sítio usado para execuções públicas. No século 20, converteu-se numa espécie de parque de diversões da classe média. E, de outro flanco, no ambiente que agremiava o Centro Popular Comunista (CPC), o qual alistava uma fração da inteligência baiana. Promissores nomes, como Waly Salomão, Tom Zé, Gilberto Gil e Caetano Veloso, labutaram no CPC. A principal avenida que serve a velha Piedade é a Sete de Setembro - primeiro endereço do personagem mais emblemático do rock brasileiro: Raul Santos Seixas, filho de Dona Maria Eugenia e do engenheiro Raul Varella Seixas.

"Apresentei as drogas a Raul, as sociedades secretas e essas coisas todas. Será que fiz bem? Raul entrou de cabeça nisso tudo", afirma Paulo Coelho em texto exclusivo. Leia aqui.

Antes de metamorfosear-se Raul Seixas, ele era Raulzito. "É apelido de família. Meu avô se chamava Raulzão, meu pai Raulzinho. Eu tinha que ser Raulzito, menor ainda. Meu filho vai ser Raulzitinho, no mínimo", contou o próprio em uma gravação do raro LP Let Me Sing My Rock and Roll. Aparado nas mãos de uma parteira, Raul Seixas nasceu às 8h da manhã do dia 28 de junho de 1945. Partiu para outra dimensão às 7h da manhã de 21 de agosto de 1989, aos 44 anos. Foi encontrado morto em seu apartamento, na capital paulista, pela empregada Dalva Borges. Causa mortis: pancreatite aguda causada pelo excesso de álcool. A brevidade de sua vida, porém, é abissal contraponto frente à poderosa mitologia que incendiou em volta de si.

Guiado pelo amigo de infância de Raulzito, o infatigável Thildo Gama - no alto de seus 65 anos -, percorremos os principais pontos de Salvador, onde essa história flamejou suas primeiras chamas. Thildo e Raulzito se conheceram em 1959, nos tempos do Colégio Ipiranga. Três anos depois formaram seu primeiro grupo, Os Relâmpagos do Rock, embrião do conjunto Os Panteras. "Lembro-me de Raul matando aula e chegando em minha casa todos os dias, às 7h da manhã. Acordava com ele ao lado da minha cama, com um violão, cantando rocks dos discos importados que ganhava de seus amigos estrangeiros", conta Thildo, enquanto cruzamos a Piedade em direção à Sete de Setembro.

continua no www.rollingstone.com.br

2 comments:

Anonymous said...

Raul Seixas, Zé Ramalho, Belchior.
Como eram bons os anos 70.

MoVilla said...

E tinha tambem Sá, Zé Rodrix, Guarabira, Mutantes...Elis Regina, e muitíssimos mais.