Monday, October 12, 2009

Race Cars no Cinema

Este é um blog voltado à assuntos gerais.
No entanto, aqueles que vez ou outra nos visitam, já devem ter percebido que carros de um modo geral dão a tônica aos nossos assuntos.
Carros no cinema, quando partes integrantes do enrêdo de filmes, quer seja sôbre caçadas aos fora da lei, ou ao esporte-motor, em sua maioria protagonizam filmes inesquecíveis.
Abaixo alguns dos que estão colados à minha memória.




Grand Prix (1966)

Antes do Stallone escrever o roteiro do indigesto "Driven", de 2001, ele deveria ter assistido a brilhante Formula 1 - Opera "Grand Prix" do Frankenheimer pelo menos uma vez. Não, não...10.000 vêzes.

A referência absoluta do gênero.



Le Mans (1971)

Steve McQueen paixão pelo esporte a motor foi tão grande quanto à sua paixão pelo cinema. Foi um piloto de motos e carros da mais fina habilidade.

Seu trabalho como diretor e ator neste ícone do gênero estará cimentado para sempre na memória dos amantes do automobilismo de competição, e em especial Le mans.

mais @ mcqueenonline.com



Bullitt (1968)

A perseguição empreendida por Steve McQueen naquele Mustang versus o Dodge Charger numa escaramuça quase sem fim através das ruas tipo montanha russa de San Francisco é simpesmente boa demais, para deixarmos fora desta lista. Uma lição de "action moviemaking" sem auxílio de computadores.

Rendezvous (1976)

Ilegal, foi o rótulo imposto à este filme do diretor Claude Lelouch, mostrando um carro esporte em disparada através das ruas , no despertar de mais uma manhã parisiense. Por esta razão, costumava ser visto únicamente no sigiloso aconchêgo das reuniões entre iniciados e em casinos ilegais. Hoje em dia, está ao alcançe de todos nós, os amantes destas "loucuras", graças ao Youtube. Apesar da crença geral, a máquina usada nunca foi uma Ferrari, o som do motor é falso, nunca houve um piloto de Formula 1 ao volante, a não ser Lelouch em pessoa. Um tremendo braço.

"Rendez-vous, absolutamente imperdível".



The French Connection (1971)

Combine-se o diretor de Exorcista William Friedkin, com o vencedor do Oscar, Gene Hackman, um Pontiac Le Mans de 1971, e um assassino fugitivo num elevado de metrô, e teremos carros disparados em situações impossíveis como forma de arte.


Ronin (1998)

Não entendo a trama, e não estou nem aí. Porque me importar, quando tenho De Niro e a gostosa da Natascha McElhone arrebentando BMWs, Benzes e Audis através das ruas de Paris e do sul da França a velocidades de Grand Prix?

O diretor John Frankenheimer contratou pilotos de F1 (infelizmente nunca descobri os nomes, mas sei que é verdade) para protagonizar as "caçadas" que por incrível que pareça , chegam a superar aquelas de "Bullitt".





Mad Max (1979)

Apesar dos carros serem todos canabalizados, eram máquinas maravilhosamente concebidas. Êste é reconhecidamente, pela crítica, como o melhor filme de Mel Gibson, mesmo quando posto cara a cara com "Braveheart". Curioso passo da carreira do Mel Gibson : estilos radicalmente opostos, característica de que poucos diretores se podem dar ao luxo.

Como curiosidade: o orçamento de Mad Max (1) foi tão pequeno que Gibson era o único usando roupas de couro verdadeiro. Todos os outros usavam vinyl.


1 comment:

Francisco J.Pellegrino said...

Só filmes fantásticos...de vez em quando pego um deles e assisto.....sem culpa, eu gosto mesmo.