Thursday, April 16, 2009

The Next Thing

Cerca de 60 mil veículos da primeira metade do século XX circulam pela ilha.

Verdadeiro museu a céu aberto é atração para os turistas.

Paulo Guilherme Do G1, em São Paulo


Foto: Tiago Pariz/G1
Tiago Pariz/G1
Carro lotação dos anos 50 roda pelas ruas de Havana (Foto: Tiago Pariz/G1)

Fidel Castro renunciou ao comando de Cuba deixando como herança, quando o assunto é carros, um verdadeiro museu a céu aberto. Cuba tem cerca de 60 mil veículos produzidos nos Estados Unidos nas décadas de 1920 a 1950 - a frota conta com um pequeno reforço dos Lada produzidos pela antiga União Soviética nas décadas de 1970 e 1980. Os carros cubanos são uma atração à parte para quem visita a ilha. É possível encontrar verdadeiras relíquias como carros Buick, Oldsmobile, Chevrolet Bel-air, Plymouth, Dodge e Cadillac "rabo-de-peixe" circulando pelas ruas.

Leia também:

Brasileiros retratam paixão de Cuba pelos carros antigos


Foto: Tiago Pariz/G1
Tiago Pariz/G1
Carros usam peças caseiras de reposição (Foto: Tiago Pariz/G1)

Após a revolução comandada por Fidel em 1959, quando os Estados Unidos impuseram um boicote comercial a Cuba, a frota de carros cubana parou no tempo. A importação de carros dos Estados Unidos foi interrompida. Quem tinha carro, teve de cuidar da melhor maneira possível do seu veículo e aprender a se virar para conseguir peças de reposição. Muitos carros tiveram os motores convertidos de gasolina para diesel, e os cubanos desenvolveram uma incrível criatividade mecânica para substituir peças desgastadas.

Os carros em melhor estado de conservação atraem colecionadores do mundo todo. O governo de Cuba tenta evitar a saída dos carros para manter seu patrimônio histórico. O Museu de Havana conta com uma exposição permanente dedicada aos veículos onde é possível encontrar 28 raridades: um Cadillac E de 1905, um Ford T de 1918, e um Chevrolet Bel-Air de 1960 que pertenceu ao camarada Che Guevara.

VC no G1 Foto tirada por um leitor do G1.
Gabriela Zambrone
O cocotáxi cubano (Foto: J. Carlos Thomaz/VC no G1)
Uma carona no cocotáxi

Calcula-se que para cada carro antigo que esteja em circulação, outros três tiveram de ser desmontados para ter as peças reaproveitadas em outros automóveis. Inspeção veicular, itens de segurança e recall? Os cubanos ignoram estas medidas. Se o carro puder rodar, está valendo.

A criatividade é tanta que pelas ruas de Havana é possível pegar carona nos cocotáxis, um triciclo com carcaça em formato de coco que transporta turistas pelas ruas da capital.

Não tem coragem de encarar uma viagem num cocotáxi? Sim, para os turistas existem carros modernos nas locadoras de automóveis. Mas não tem o charme da viagem ao passado pelos carros usados pelos cubanos.

Foto: Divulgação
As relíquias em circulação por Havana (Foto: Divulgação)

No comments: