Tuesday, July 15, 2008

A garota Bia chegando lá.


No sábado, Bia Figueiredo venceu a 10ª etapa do campeonato da Indy Lights (categoria de acesso à Indy) e entrou para a história. Foi a primeira mulher a vencer na categoria e a segunda brasileira a vencer uma corrida de automóveis no exterior. (A primeira foi Suzane Carvalho, campeã sul-americana da classe "B" da F3 em 1992 e vencedora de corridas da Copa de Damas organizada pela Nissan na Argentina, em 1995.)

Não é apenas uma vitória inédita: trata-se de um resultado importantíssimo para uma carreira que, como tantas outras, quase acabou por falta de patrocínio. Depois de vencer corridas no kart e na Fórmula Renault, e de subir várias vezes ao pódio na F3 sul-americana, Bia ficou parada em 2007 - ano em que, pelos seus planos iniciais, disputaria a F3 inglesa ou européia.

A vitória em Nashville torna plausível sonhar com uma ascensão de Bia à Indy em 2009 ou 2010. Ela disputa a Indy Lights pela equipe de Sam Schmidt, um ex-piloto da IRL que ficou paralítico após sofrer um acidente no final da década de 1990. Nos EUA, Bia corre com o nome Ana Beatriz, de mais fácil assimilação e pronúncia pelos nativos.

Por último, não estranhem as guitarras no pódio. Em Nashville, é uma tradição dar guitarras aos três primeiros colocados. Tony Kanaan tem uma pela vitória nesta pista na prova da IRL em 2004.

texto discretamente surrupiado do blog do Pandini http://pandinigp.blogspot.com/

Nashville, no estado do Tennessee, é a cidade americana conhecida por ter um grande número de gravadoras. Elvis presley e tantos outros só começaram realmente a acontecer depois de se apresentarem lá.

2 comments:

Anonymous said...

ler todo o blog, muito bom

MoVilla said...

Prezado Anônimo,
muito obrigado por gostar do meu modesto blog.