Saturday, July 19, 2008

Lido no Globonline de hoje.

Primos ricos

Na Colômbia, Lula volta a criticar políticas migratórias dos países europeus

Publicada em 19/07/2008 às 14h40m

Eliane Oliveira - Enviada especial do GloboO Globo Online

BOGOTÁ - Como tem feito em todas suas viagens internacionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a condenar neste sábado, na Colômbia, as novas políticas migratórias da União Européia, com restrições ao movimento dos imigrantes. Lula disse que os países europeus estão agindo hoje como uma família que, depois de melhorar de vida, não quer mais receber seus parentes mais pobres.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursa após reunião com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, em Bogotá, na Colômbia - Reuters

- Nós os recebemos com a alma e eles fazem parte do nosso povo. Queremos que o tratamento que eles dão aos latinos seja o mesmo que eles receberam aqui. No passado, eles eram tão pobres como alguns países da América do Sul - disse o presidente.

Lula falou sobre o assunto em discurso durante encontro com empresários brasileiros e colombianos, ao lado do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Os dois presidentes discutiram a alta dos preços dos alimentos e alta do petróleo. Ao falar sobre a alta da inflação no mundo, Lula disse que a palavra mágica é paciência.

Ele e Uribe devem negociar ainda neste sábado um acordo de cooperação de defesa para melhorar a segurança na fronteira amazônica, combater o tráfico de armas e compartilhar tecnologia militar.

Lula já havia criticado nesta semana a política migratória da Europa. Na última segunda-feira, ele disse em seu programa semanal de rádio "Café com o presidente" que aproveitou a cúpula do G8 - grupo dos sete países mais industrializados do mundo e a Rússia, ocorrido no Japão na última semana - para pedir aos líderes dos países participantes que dêem aos brasileiros o mesmo tratamento que seus cidadãos recebem aqui.

Menos de um mês antes, ele já havia classificado como preconceito e xenofobia a aprovação, na semana anterior, de novas regras que endurecem o tratamento dado a estrangeiros na Europa. A nova lei da União Européia foi recebida com protestos por diversos líderes.


No comments: