Friday, November 7, 2008

Dulce Lee

texto extraído do blog do flavio Gomes
Flavio Gomes
17/03/2005 - 09:13

Yussi
Dulce Lee com seus
Dulce Lee com seus "pincéis": câmeras e lentes
Havia uma fotógrafa nos anos 70 com quem topei de frente procurando já não sei mais o quê na internet, e também não importa, porque o que encontrei foi bem melhor. Uma moça alta, bonita, moderna, além de seu tempo. Credite-se à minha ignorância a falta de informações mais precisas, já que ela, Dulce Lee, é certamente bem mais importante e conhecida do que farão supor estas linhas repletas de impressionismo vago. Dois ou três telefonemas me ajudariam a compor um perfil decente, mas muitas vezes prefiro ficar com a impressão do que com os fatos, e não seria num espaço tão curto que contaria a história desta mulher. Um livro, quem sabe? (Mais um livro que nunca escreverei.)

Dulce, de 1970 a 1976, foi presença feminina quase única na ilha viril e máscula de Interlagos, Fórmula 1 incluída. E lá fora também, porque ela não clicava apenas aqui, circulava pela Europa com a mesma desenvoltura e talento. Amiga de todos os pilotos, foi casada com um deles, Anisio Campos, o maior desenhista de automóveis que o Brasil já teve — e ainda tem, porque Anisio continua firme e forte com seus longos cabelos brancos e despejando no mundo idéias que brotam sem parar de sua mente de artista.

E é isso que é Dulce, uma artista das câmeras e lentes, que emprestou às corridas durante alguns poucos anos um olhar absolutamente particular, de estética refinada a partir de técnicas de revelação e ampliação que, até onde eu sei, não se usam mais nesta era de retratos digitais gravados em "memory sticks". Nada contra a modernidade, mas tudo a favor do que se fazia antes. As fotos de corridas publicadas em seu blog não me deixam mentir. São pinturas.

Dulce amava carros e corridas, e foi uma espécie de fotógrafa oficial da Equipe Hollywood, um ícone das pistas brasileiras de três décadas atrás. Usava "chapéus e colares diferentes" (as aspas são de um texto dela mesma) numa época em que "corridas eram corridas de verdade". Seu trabalho, com carros, flores ou pessoas, é um primor.

Feliz coincidência esta, de achar no emaranhado de www's em que se transformou a vida do jornalista o olhar de Dulce sobre as pistas, na mesma semana em que ganhei o livro de Tom Wolfe com um olhar literário sobre uma corrida de Nascar de 1964. Não se olha mais para nada hoje como antigamente.


Flavio Gomes
flaviog@warmup.com.br






























6 comments:

MoVilla said...

Dulce,
nunca imaginei que fosses comentar em meu blog.
Te descobri através do blog do Flavio Gomes e instantâneamente apaixonei-me pelo teu trabalho.
Ainda mais considerando-se a tua técnica, pura arte, num mundo aonde as fotografias são quase sempre tratadas por Photoshop, ou similares. Nada contra, eu mesmo dou minhas "fotoxopeadas" nas minhas fotos. É porque artistas assim como você são cada vez mais raros.

É uma honra para mim tê-la em meu blog.

Anonymous said...

Paulo,
eu achei demais o seu blog tanto é que fiz um comment que infelizmente foi tirado por motivo de segurança.
Mas estou o q já havia feito antes Ok.
Vc soube fazer uma boa combinação aí no espaço , o que me chamou a atenção, porque nem eu pensava que ia ficar tão interessante. parabens pelo seu bom gosto, e seu blog está ótimo mesmo.
pode contar com meu apoio e minha colaboração.
Ok, um abraçio para ti e muito sucesso.
Dulce Lee

paulovilla said...

Dlee,
que grande surprêsa vc. visitando meu blog.
Sou admirador fanático do teu trabalho.
Grande honra para mim.
Seja bem-vinda
Paulo Movilla

Iotakara said...

É com grande honra que eu leio essas palavras proferidas pelo Flavio, à pessoa de minha Madrinha Dudu!
Ela é tudo isso e muito mais!
Uma pessoa firme, de caráter e atitudes, porém doce, linda e bela. Uma beleza que só ela tem!
Tive a oportunidade de ver e comprovar com meus próprios olhos a Grande Mulher que é Dlee!
Grande Artista, Mão, Mulher, Amiga e tudo o mais!

Parabéns pelo seu Blog, Paulo!
E obrigado por homenagear uma das pessoas mais lindas que tive o prazer de conhecer!

Um Grande Beijo!

Io

dlee.serra said...

Paulo
sou a mais recente fã sua realmente seu blog ja era... virou revista agora hem.....
Parabens meu kerido
estou feliz por voce... to so vendo com está crescendoe esta lindo
bjos euzinha a sua diidllizinha
é assim ?
kkk

MoVilla said...

É desse jeitinho mesmo Dilizinha querida.
Que gostozura receber teu comment.