Monday, June 16, 2008

O Têrço


O clip acima mostra a primeira parte do show gravado ao vivo em 1993, no Palace em Sampa, com a participação da Sinfônica de São Paulo.
Quem quem quizer ouvir a parte dois está
aqui.

O texto abaixo foi discretamente surrupiado do Rodrigo Mattar, do blog
A mil por hora.
http://amilporhora.globolog.com.br/

"Este grupo é um dos pioneiros do rock psicodélico no Brasil. E cuja obra e carreira são mais divulgadas lá fora do que aqui. Trata-se d'O Terço, inicialmente formado por Sérgio Hinds (vocal e guitarra), Jorge Amiden (baixo) e Vinícius Cantuária (bateria). Cézar de Mercês chegou a fazer parte do grupo no início, mas antes da gravação do primeiro trabalho em estúdio, foi substituído por Amiden - embora voltasse anos mais tarde.

Formada em 1968, a banda correu o risco de se chamar Santíssima Trindade. Mas para evitar problemas com a Igreja Católica, se batizaram como O Terço, "para identificar a terça parte de alguma coisa ou a medida fracionária que corresponde a três", explicou Hinds.

O nome caiu como uma luva porque o grupo era formado por três músicos e foi assim que eles se apresentaram no FIC de 1970 da Rede Globo, com "Tributo Ao Sorriso". Eleitos pela mídia uma das principais revelações daquele ano, O Terço se destacou pela distribuição dos vocais em falsete, característica do primeiro disco.

A banda misturou em seu trabalho de estréia elementos do rock clássico, do folk e algumas pitadas de progressivo, como bem mostrado nas faixas iniciais do álbum: "Nã", "Plaxe Voador" e em "Longe Sem Direção", quarta música do disco, lançado pelo incipiente selo Forma, o que faz desde sempre deste trabalho de 38 anos atrás uma autêntica pérola do rock brasileiro.

Os rapazes do grupo não se limitaram a ser apenas-e-tão-somente um power trio com os instrumentos básicos. Inovaram ao lançar no país a guitarra de três braços muito bem tocada por Sérgio Hinds, depois apelidada de tritarra. Não satisfeitos, eletrificariam violoncelos, mergulhariam de cabeça no rock progressivo e poriam um pé com tudo no estilão "Clube da Esquina" mitificado por Milton Nascimento, Wagner Tiso e os antigos amigos do Som Imaginário, outro grupo que aparecerá por aqui.

Mas essa, amigos e amigas, já é outra história.




Album: O Terço
Selo: Forma

Músicas:

1. Nã (Jorge Amiden / Sérgio Hinds)
2. Plaxe Voador (Jorge Amiden / Neves / Euclides Piau)
3. Yes, I Do (Maciel / Jorge Amiden)
4. Longe Sem Direção (Patrício / Jorge Amiden)
5. Flauta (Patrício / Jorge Amiden)
6. I Need You (Jorge Amiden / Sérgio Hinds)
7. Antes de Você... Eu (Jorge Amiden / Sérgio Hinds)
8. Imagem (Jorge Amiden / Sérgio Hinds)
9. Meia-Noite (Jorge Amiden / Sérgio Hinds)
10. Saturday Dream (Jorge Amiden / Sérgio Hinds)
11. Velhas Histórias (Patrício / Jorge Amiden)
12. Oh! Suzana (trad. - adaptação de Jorge Amiden / Sérgio Hinds) "


No comments: