Wednesday, December 30, 2009

Datsun 240 Z... it perfected the concept of a low-cost, reliable, sports car.

The Datsun 240Z was introduced in 1969 as a 1970 model. The engine was a derivation of the Datsun 1600. The Datsun 1600 engine was a copy of the 1960's six-cylinder Mercedes-Benz 220 engine, but with two less cylinders. By adding two extra cylinders in the 240Z the cylinder count was back to six. With 151 horsepower and 146 pound-feet of torque the vehicle could propel from zero-to-sixty in eight seconds. The independent suspension and the rack-and-pinion steering added to its quick response, performance, and handling. The front disc brakes brought the car to a stop from high speeds in just seconds. With a price tag of just over $3,500, it cost much less than anything else on the market. Due to demand, a year later Kelly Blue Book rated the value of a used 240Z at $4,000.

O Datsun 240 Z foi introduzido em 1969, como modêlo de 1970. O motor era derivado do Datsun 1600, que por sua vez era um motor copiado do Mercedes-Bens 220 de 6 cilindros, dos anos 60, com dois cilindros a menos. O 240 Z voltou então a ter seis cilindros, como nos Mercedes 220. Com 152 cv e 146 lb/ft de torque, o pequeno esportivo poderia ser lançado de 0 a 60 mph em 8 segundos. Graças ao sistema de direção por rack e pinhão, tinha resposta muita rápida aos comandos do motorista. Com um preço de Us$3.500,00, custava muitíssimo menos do que qualquer outro esportivo no mercado. Devido a alta demanda o prestigiado Kelly Blue Book (publicação que devido sua confiabilidade, orienta os americanos na consulta de preços para carros usados) elevava o preço do 240 Z para US$4.000,00.




The 240Z was not a new idea. Sturdy engineering, excellent performance, low price, attractive styling, and average interior had been achieved by many manufacturers prior to the Z-car. The reason the 240Z car was so great was because it capitalized on all these criteria and perfected the concept of a low-cost, reliable, sports car. Mr. Yutaka Katayama is considered the 'Father of the Z Car' and is responsible for the design and creation of this legendary vehicle. As recognition of his contributions to the automotive world, in 1998 he was inducted into the Automobile Hall of Fame.

O 240 Z não era uma idéia nova. Sólida engenharia, excelente performance, baixo preço, estilo atrativo, e interior razoável tinham sido apresentados em muitos outros esportivos, anteriores ao carros Z. A razão pela qual o 240 Z era tão ótimo, foi porque êle capitalizou todos esses critérios citados e aperfeiçou o conceito de carro esportivo, confiável e de baixo preço. O senhor Yutaka Katayama, é considerado o "Pai do carro Z", e é o responsável pelo desenho deste já lendário veículo. Como reconhecimento às suas contribuições ao mundo automotivo, em 1998, o senhor Katayama foi introduzido ao Automobile Hall of Fame.




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2 comments:

Francisco J.Pellegrino said...

Movilla, Datsun é um grande automóvel, bom de pista. O maledeto do M tem um aqui no Brasil e está vendendo. QAgora este novo Mercedes é a jóia da coroa....fala sério, eu já era apaixonado pelo SLR e agora vem esta nova asa de gaivota que é de babar.

MoVilla said...

Eu tambem acho o SLR uma máquina maravilhosa, agora a imprensa especializada daqui anda malhando demasiadamente essa Mercedes. Os jornalistas que já a dirigiram tem sido quase que unânimes em comentar sôbre o pêso excessivo da máquina, tanto seja o pêso físico quanto a sensação demasiadamente pesada ao volante em curvas ou mudando de faixas rápidamente. Uns acham até mesmo o desenho horroroso. Êsse definitivamente não é o meu caso.

Agora quanto ao 240 Z, falar o que? Sou vidrado na máquininha. Quando era jovem, vivendo no Brasil, nunca deu pra comprar uma Puma, 69 é a minha favorita, (sempre havia outras prioridades).
Para mim a Puma e o 240 Z tem muita semelhança em termos de estética, apesar das diferenças mecânicas óbvias. No dia que encontrar um 240 Z totalmente original, faço negócio.

O M que me perdoe, mas eu manteria aquele Z de qualquer maneira.